terça-feira, 9 de outubro de 2012

Amamentação: Desmame chegou a hora de iniciar a alimentação do bebe!

Uma das fases em que percebemos que nossos bebes estão crescendo é a hora de iniciar o desmame, é quando o bebe começa a introduzir outros alimentos além do leite materno, isso não quer dizer que você tenha que introduzir outro leite, mas sim introduzir outros alimentos. O ideal é o bebe ingerir o leite materno até os dois anos de vida.

Esse momento é importante que seja feito com muito zelo para que a saúde dos nossos filhos não seja afetada com essa alimentação "pobre" de nutrientes e "rica" em gordura.

Para que o desmame seja feito de maneira correta e sem erros nada melhor que uma profissional da área e mãe de dois filhos, ela como ninguém é mais que recomendada! Segue abaixo as recomendações por:
 Aline Scachetti mãe e nutricionista.




Receita para o desmame.

Na semana que a criança completar 6 meses, a mamãe vai começar o processo de desmame.
Começamos com suco, no meio das mamadas da manhã. O certo seria já ir estipulando algum horário, tipo, primeira mamada as 7:00hs, suco de fruta as 9:00hs, mamada do almoço as 11:00hs e assim por diante, para que o bebe já vá entrando no esquema da alimentação.
A gente começa com suco de fruta natural. Dê todos os dias as 9hs, começando de preferência com suco de laranja-lima. Sempre devemos repetir a fruta por 3 dias consecutivos, para ver se deu alguma reação, alergia, etc.
O suco pode ser de laranja, goiaba, tomate, morango, uva, mamão, maçã, mexerica, etc. Dê preferência para frutas que não necessitem adição de açúcar, espere para dar maracujá ou limão.
Lembrando que o suco deverá ser feito com a máxima higiene, lavando bem, a fruta, com água e sabão as de casca grossa, como laranja, maçã, mexerica, goiaba, e deixando de molho na água com hipoclorito de sódio as que usamos a casca, como uva, morango, etc. Usar água filtrada. NÃO usar açúcar, a criança deverá sentir o sabor da fruta e poderá assim apreciá-la como ela é!
A laranja-lima, damos pura, as outras frutas, pode-se acrescentar um pouco de água. O volume ideal seria algo em torno de 150-200ml.
No começo o bebe rejeita um pouco, mas com paciência eles acabam aceitando bem!
Por 2 semanas damos apenas o suco as 9hs.

Após 2 semanas, depois q o bebe aceitou e "entendeu" bem o suco, iniciamos com as papinhas de frutas.
Ela será oferecida inicialmente no meio das mamadas da tarde, por volta das 15hs.
Começamos da mesma maneira que o suco, repetimos a mesma fruta por 3 dias, observando possíveis reações no bebe.
Pode ser oferecida qualquer fruta, assim, costuma-se dar maçã raspadinha, banana amassada, pêra raspada ou passada na peneira, manga amassada ou passada no mix, goiaba passada na peneira, morango, melão, mamão, caqui, etc.
Seria muito interessante comprar uma peneira só para o bebe e se for usado liquidificador ou mix, muito cuidado com a limpeza dos mesmos, pois qualquer resíduo de outro alimento ali presente pode vir a dar diarréia na criança. Mesma coisa para a higiene da fruta a ser utilizada, sempre lavar muito bem a fruta antes de dar a criança!
Repetimos todo este esquema por mais 2 ou 3 semanas.
Após as frutas estarem bem introduzidas e aceitas, é hora de começar com as papinhas salgadas.

O processo é lento e devemos começar aos poucos. Nos primeiros dias, oferecemos um tipo de batata e um tipo de legume, cozidos juntos, e amassados com um garfo se o bebe tiver mais de 6 meses. Caso tenha menos, podemos passar na peneira. A comidinha, desde o início deverá ser bem preparada, "ter sabor", então começamos fritando em um fiozinho de azeite, ou em uma colherzinha pequena de margarina, temperos, como alho, cebola, cebolinha, salsinha... E depois colocamos a água e os demais alimentos para serem cozidos. Depois de cozido e amassado os alimentos, pode-se colocar uma pitadinha de sal, o mínimo possível. Usar um pouco do caldo na hora de amassar pra ficar fácil de engolir.
Com uns 2 dias de boa aceitação, adicionamos uma verdura de folha e um tipo de grão (deve-se variar entre feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, etc). Mais 2 dias e acrescentamos o cereal (arroz, macarrão). Por último entra a carne. Nas primeiras vezes, apenas cozinhamos ela com os alimentos, e tiramos na hora de servir. Alguns dias depois, devemos dar a carninha também (boi, frango, peixe, porco). Para dar a carne, tiramos ela cozida já, colocamos em um prato, desfiamos e cortamos os fios para que fiquem fáceis de engolir.
No final do processo, a papa salgada deverá conter, em todas as refeições:
- 1 tipo de batata (batata, batata doce, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, etc)
- 1 tipo de legume (cenoura, abobrinha, abóbora, berinjela, chuchu, beterraba, pepino, etc)
- 1 tipo de verdura de folha (agrião, espinafre, alface, repolho, brócolis, couve, etc)
- 1 tipo de feijão (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, etc)
- 1 tipo de cereal ( arroz, macarrão, milho, fubá)
- 1 tipo de carne (boi, frango, peixe, porco magro)
Várias mães perguntam quanto seria a quantidade ideal... Bom, no começo, eles comem umas 100gr no máximo, mas depois de acostumados com as refeições salgadas, eles devem comer algo entre 150gr e 250gr, (mínimo e máximo).

Depois de 15 dias almoçando bem, o jantar também deve ser introduzido.
Quando colocamos o almoço e jantar, a papa de fruta passa a ser sobremesa, e deve ser dada ao final da refeição (das duas).
O esquema fica assim:
- 7:00hs peito ou mamadeira
- 9:00hs suco de fruta
- 11:00hs almoço com fruta de sobremesa
- 15:00hs peito ou mamadeira
- 18:00hs jantar com fruta de sobremesa
- 21:00hs peito ou mamadeira
Devemos tentar desde já tirar qualquer mamada de madrugada.
"O processo de entrada da criança no mundo da alimentação deve ser feita de maneira mais perfeita que a mamãe conseguir, para garantir sua boa saúde no futuro, e seu bom gosto por alimentos saudáveis e naturais! Nós, mamães, somos responsáveis por isso! Para tanto, devemos até os 2 anos não dar doces, frituras, alimentos cheios de calorias e vazios de nutrientes, porque o que se dá com esta idade, é o que a criança assimilará como padrão de alimentação pro resto de sua vida! "

Essa receita é indicada pela mamãe!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário